Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

  Curso credenciado pelo MEC

  Estude pelo nosso App, onde e quando quiser

  Conclusão a partir de 6 meses

  TCC Opcional

  Videoaulas de alta qualidade

SOBRE O CURSO:

Ficha Técnica:

Tipo: Pós-Graduação Lato Sensu

Modalidade: 100% EaD

Conclusão: a partir de 6 meses

Carga horária: 720 horas / aula

TCC: Opcional


Descrição:

O curso está embasado em conhecimentos atuais visando à compreensão dos aspectos desenvolvimentais e de aprendizagem no homem. O aluno acrescentará na construção de seu perfil profissional competências e o comprometimento com as demandas, de forma a articular teorias, fundamentos e experiências na resolução de problemas em questões sociais e de trabalho, principalmente com crianças e adolescentes.


Metodologia:

🎥 Videoaulas em todas disciplinas 

💻 100% Online, estude onde e quando quiser

📱  App para Android e iOS

📖 Tutoria que funciona de verdade 

O QUE VOU APRENDER:

  • Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento e Aprendizagem

    • Construção do Conhecimento Psicológico
    • Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento
    • Teoria da Mente
    • Desenvolvimento Psicossocial e Aprendizagem
    • Desenvolvimento Psicossocial da Criança
    • Concepção, Desenvolvimento Pré-Natal e Parto
    • As Implicações do Desenvolvimento: Pontos de Vista Teóricos
    • Desenvolvimento Infantil – 0 A 3 Anos.
  • Psicologia Educacional e Escolar

    • Contextualização histórico–crítica da Educação e da Instituição Escolar. 
    • Estudo da constituição histórica da Psicologia Escolar/Educacional como campo de atuação e pesquisa. 
    • Problematização sobre o objeto de estudo da Psicologia Escolar. 
    • Aproximação teórico-prática da realidade escolar. 
    • Estudo das possibilidades de atuação teórico-práticas do psicólogo escolar. 
    • Fracasso escolar, perspectivas de entendimento, análise e superação. 
    • Legislação Educacional e Políticas Públicas. LEI Nº 13.935, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2019. 
    • Leis Específicas Aplicada a Atuação do Psicologo Escolar. 
    • Ações de inclusão escolar.
  • Projetos Educacionais e Práticas Psicológicas

    • A Escola e as Práticas Educativas
    • Projetos escolares aplicados: concebendo e planejando projetos psicológicos na área da educação
    • Elaboração e aplicação de projetos; 
    • Ensino, aprendizagem e formação de competências em projetos
    • Recursos Humanos e Liderança
    • Ciclo da negociação
    • As relações entre a Psicologia e gestão escolar e a execução de ações
    • Institucionalização e sustentabilidade dos projetos
    • Compromisso com a Educação Comunitária
    • As instituições comunitárias
    • Administração de projetos de organizações sem fins lucrativos
    • Projeto de inclusão escolar aplicado à Psicologia
    • Aprendizagem provocada pelos erros no processo de gestão de projetos.
  • Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem

    • Introdução ao Estudo do Planejamento
    • Planejamento da Educação
    • Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior
    • Planejamento Participativo em Educação
    • A Importância do Planejamento na Educação
    • Planejamento: do Curricular ao Instrucional
    • A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade
    • A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social
    • Avaliação e sua Importância na Educação.
  • Educação e Psicanálise

    • Contribuições da Psicanálise para a Educação: o campo da resistência/transferência
    • Infância, adolescência e saber
    • As condições para a aprendizagem
    • Questões contemporâneas da educação e inclusão escolar: entre o singular e o universal
    • Escritos e idéias de Freud sobre a educação
    • Dissidências e escolas psicanalíticas
    • Conceitos psicanalíticos e senso comum
    • As direções da Psicanálise aplicada à Educação: Anna Freud e Catharine Millot, Pfister e Zulliger
    • Enfoques teóricos psicanalíticos e suas aplicações à Educação: Jung, Adler
    • Psicanálise na escola – relações professor-aluno e instituição.
  • Avaliação Psicopedagógica

    • A Avaliação Psicopedagógica
    • A Avaliação Psicopedagógica: Breve Conceituação, Finalidade e Marco Teórico
    • Procedimentos de Avaliação Psicopedagógica
    • O Contexto Escolar
    • O Contexto Familiar
    • Caracterização da Avaliação Psicopedagógica
    • A Brincadeira e o Desenho da Criança de 0 a 6 Anos: Uma Avaliação Psicopedagógica
    • A Evolução do Desenho Infantil para Lowenfeld
    • Proposta de Avaliação Psicopedagógica
    • Técnicas e Instrumentos da Avaliação Psicopedagógica
    • Fases e Instrumentos na Avaliação Psicopedagógica
    • A Observação da Aula
    • A Entrevista
    • A Avaliação Psicopedagógica e o Contexto Familiar
    • Como Analisar a Família
    • A Avaliação Psicopedagógica e o Fracasso Escolar
    • Noções Básicas de Diagnóstico Psicopedagógico
    • Aspectos Básicos do Diagnóstico Psicopedagógico
    • Alguns Exemplos de Sequência Diagnóstica
    • Anamnese
    • Uso do Lúdico no Diagnóstico Psicopedagógico
    • Avaliação do Nível Pedagógico.
  • Fundamentos da Psicologia

    • Breve História da Psicologia: Caminhos e Bifurcações – O Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
    • Principais Filósofos Gregos
    • O Pensamento Medieval
    • Agostinho de Hipona
    • Tomás de Aquino
    • O Mundo Moderno e o Racionalismo Científico
    • A Psicologia como Ciência
    • Contextualização: O Surgimento da Psicologia
    • O Objeto de Investigação da Psicologia: O Desafio da Cientificidade
    • Subjetividade Humana: Algumas Definições
    • Apropriação/ Objetivação
    • Mediação
    • Principais Paradigmas Teóricos e suas Contribuições
    • Behavorismo
    • Gestalt
    • Psicanalise
    • Psicologia Social
    • Psicologia e Saúde.
  • Psicologia Social e Comunitária

    • Introdução a psicologia social e comunitária
    • Psicologia social e comunitária e sua origem
    • Objetivos de estudo e desenvolvimento. 
    • Abordagens teóricas de investigação e a análise científica dos eventos psicossociais
    • Dimensão ética, epistemológica e científica da pesquisa e do trabalho prático de psicólogos
    • Questões sociais contemporâneas.
  • Ética e Responsabilidade Social

    • Fundamentos da Ética e Moral
    • Conceito
    • Definição e Objeto de Estudo
    • Ética e Moral
    • Imoral e Amoral
    • Moral e Direito
    • Código de Ética
    • Relativismo Moral
    • Ética Empresarial
    • Ética e Responsabilidade Social
    • Teorias Éticas
    • Ética da Virtude
    • Ética Kantiana
    • Utilitarismo
    • Ética da Responsabilidade
    • Ética da Globalização
    • Ética Profissional & Código de Ética
    • Código de Ética do Psicólogo (2005)
    • Princípios fundamentais
    • Responsabilidades do Psicólogo
    • Ética Profissional
    • Processos éticos
    • Responsabilidade Social
    • Modelo dos três domínios; ABNT - NBR - ISO 26000:2010
    • Princípios
    • Desenvolvimento Sustentável
    • Empresa Sustentável
    • Exemplos.

Cursos que também podem te interessar:

Seu futuro profissional mais seguro com a Faculdade Única.

Investir em educação é ter garantia de retorno, afinal, o conhecimento pode te levar ao sucesso profissional e satisfação pessoal. Mas é preciso conhecer bem a instituição e certificar-se com uma escolha segura.


Envie sua mensagem ou chame um de nossos consultores para conversar e conhecer melhor nossa Faculdade e nossos cursos


Chame no WhatsApp

Quero saber mais

Share by: