SOBRE O CURSO:
Ficha Técnica:
Tipo: Pós-Graduação Lato Sensu
Modalidade: 100% EaD
Conclusão: a partir de 6 meses
Carga horária: 720 horas / aula
TCC: Opcional
Descrição:
No curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia, você irá aprender, em uma multiplataforma de conteúdo, os conceitos fundamentais sobre a inter-relação entre o cérebro e a mente humana. Além de estudar psicologia, psiquiatria, anatomia e processamento cognitivo, você aprenderá a aplicar os mais recentes modelos científicos de funções como percepção, memória e atenção na prática clínica e inovar na avaliação e tratamento. Esta especialização tem como objetivo o conhecimento em avaliar e tratar distúrbios cognitivos resultantes da disfunção cerebral.
Metodologia:
🎥 Videoaulas em todas disciplinas
💻 100% Online, estude onde e quando quiser
📱 App para Android e iOS
📖 Tutoria que funciona de verdade
O QUE VOU APRENDER:
O que é Neurociência?; A História e Evolução da Neurociência ; Os 5 campos de estudo da Neurociência: Neurociência Comportamental, Neurociência Cognitiva, Neurofisiologia, Neuroanatomia, Neuropsicologia; Cérebro, emoções e memória; Uma Ciência Multidisciplinar; A Evolução da Neurociência; A Neurociência do Futuro: Neurorrobótica, Neuroinformática, Simulação do Cérebro, Computação Neuroinformática, Computação de Alto Rendimento; Programação Neurolingística (PNL);
Fundamentos Históricos e Conceituais da Neuropsicologia; A Historia da Neuropsicologia; Neuropsicologia da Criança e do Desenvolvimento: Detecção e Intervenção de Distúrbios em Crianças; Funções Neuropsicológicas e seus Distúrbios - Percepção, Atenção, Memória, Consciência; Áreas Disciplinares e seus Envolvimentos com as Funções Neuropsicológicas; Processos Mentais; Neuropsicologia do Envelhecimento; A Neuropsicologia Geriátrica; Desenvolvimento na Neuropsicologia da Velhice.
Breve História da Psicologia: Caminhos e Bifurcações – O Desenvolvimento do Pensamento Filosófico: Principais Filósofos Gregos; Heráclito de Éfeso; Sócrates; Platão; Aristóteles; O Pensamento Medieval; Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino; O Mundo Moderno e o Racionalismo Científico; A Psicologia como Ciência; Contextualização: O Surgimento da Psicologia; O Objeto de Investigação da Psicologia: O Desafio da Cientificidade; Subjetividade Humana: Algumas Definições; Apropriação/ Objetivação; Mediação; Principais Paradigmas Teóricos e suas Contribuições; Behavorismo; Gestalt; Psicanalise; Psicologia Social; Sócio-Histórica; Psicologia e Saúde.
Relações entre mecanismos biológicos e processamento cognitivo, sistema nervoso central e psicopatologia, bases biológicas e ação da psicoterapia e dos medicamentos, neurociências e processamento inconsciente. Neurociências nos transtornos mentais. Neurociência e as emoções. Neurociência e métodos de pesquisa em psicoterapia, Psicologia baseada em evidencias, Teoria clinicamente relevante: integrando o insight clínico com a ciência cognitiva, o inconsciente em terapia cognitiva, Psicofarmacologia: interfaces entre a psicoterapia e a prática de TCC.
Conceitos Básicos sobre Neuropsicologia e Avaliação; Avanços e Direcionamentos sobre a Neuropsicologia; A Avaliação Neuropsicológica Formal; Atuação em Diversas Àreas de Intervenção; Rendimento Escolar e a Intervenção; Intervenção Psicoeducativa; Capacidade e a Necessidade da Realização de Trabalhos Interdisciplinares; Conceitos de Trabalhos Interdisciplinares; Objetivos da Avaliação Neuropsicológica Infantil e Aspectos Centrais da Exploração Neuropsicológica.
Conceitos e Aplicações de Neuroanatomia; Neuroanatomia e Aplicações; Estrutura Interna dos Hemisférios Cerebrais: Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofisiologia; Neurofisiologia da Aprendizagem; Mecanismos Moleculares de Armazenamento de Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofarmacologia Origem e Nomenclatura da Farmacologia; Relações: Estrutura-Química-Ação-Farmacologia.
O que é memória?; Os diferentes tipos de memória: episódica, autobiográfica, retrógada, anterógrada; Fisiopatologia da Memória; Memória no sujeito saudável; Avaliando a memória de um paciente: Revisão de avaliação neuropsicológica, Anamnese e entrevista clínica para investigação das alterações de memória, Instrumentos de avaliação neuropsicológica, Pacientes saudáveis x Pacientes Clínicos; Alteração de memória em pacientes idosos; Causas do deficits de memória; Comprometimento da memória em casos psiquiátricos;Alterações de memórias em caso de lesão cerrebral adquirida; Conceitos de reabilitação neuropsicológica.
Aspectos Clínicos dos Transtornos Psiquiátricos da Infância e da Adolescência; Transtornos do Neurodesenvolvimento; Deficiência Intelectual; Transtorno do Espectro Autista; Transtorno de Linguagem; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno Específico da Linguagem; Transtornos Motores; Transtorno de Ansiedade e de Somatização na Infância e Adolescência; Transtorno de Ansiedade de Separação; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Fobia Social e Transtorno de Ansiedade Social; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Síndrome de Tourette; Semiologia Psicopedagógica, Neuropediátrica e Psicológica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicopedagógica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicológica.
Técnicas Cognitivas. Técnicas Comportamentais. Aspectos éticos do atendimento clínico. Introdução e problematização do modelo cognitivo de Beck. Estudos sobre eficácia e eficiência do modelo cognitivo. Apresentação e aplicação das principais técnicas cognitivas. Estudo das principais técnicas comportamentais utilizadas na clínica psicológica. Seleção, aplicação e avaliação de procedimentos comportamentais.
Cursos que também podem te interessar:
Seu futuro profissional mais seguro com a Faculdade Única.
Investir em educação é ter garantia de retorno, afinal, o conhecimento pode te levar ao sucesso profissional e satisfação pessoal. Mas é preciso conhecer bem a instituição e certificar-se com uma escolha segura.
Envie sua mensagem ou chame um de nossos consultores para conversar e conhecer melhor nossa Faculdade e nossos cursos
Obrigado por entrar em contato.
Retornaremos o mais rápido possível.